sábado, 8 de fevereiro de 2014

Campanhas de moda x corpos alternativos / Fashion advertisigns x alternative bodies

A moda está sempre em constante transformação e o que vejo é a ocorrência de um certo grau de democratização, vide, como exemplo, o crescente número de aparições de modelos alternativos nas últimas campanhas. Sim, não é algo que dominou de vez o mercado, mas timidamente vem conquistando espaço, mostrando que corpos com tatuagens, piercings e cabelos coloridos têm muito a acrescentar a uma imagem. Há também que se falar na inclusão de corpos com proporções diferentes das que costumamos ver. Além de incrementar visualmente, há agregação de valor simbólico, porque muitos indivíduos com as mesmas modificações e perfis corporais podem se identificar e passarem a ser potenciais consumidores da marca. Eu, particularmente, adoro tatuagens e outras body modifications e fico feliz que isso esteja acontecendo, mesmo sabendo que o processo de inclusão de corpos alternativos possa demorar para se solidificar.
 

Um exemplo clássico do caso é o modelo Rick Genest, a.k.a., Zombie Boy, que tem literalmente seu corpo inteiro coberto por tatuagens. Ele ganhou destaque na cena fashion porque foi o rosto de campanhas como a Mugler e De La Garza, participou do clipe da música "Born This Way" de Lady Gaga e, recentemente, apareceu no filme "47 Ronins" (o que achei SUPER LEGAL, pena que ele só faz uma pontinha). 
Nicola Formichetti, quando trabalhava na Mugler, descobriu o modelo no facebook e o elencou para uma das campanhas da marca. Formichetti, que tem o costume de fazer busca de modelos nas ruas, na internet e nas redes sociais, atualmente é o diretor criativo da Diesel e sua primeira campanha para a marca, a DieselReboot, envolveu modelos de diversos países e de variadas estéticas corporais. 







Abaixo, outras campanhas que seguem a mesma linha citada acima:






É muito interessante acompanhar os rumos que a moda toma, e melhor ainda é ver que de certa forma corpos diferenciados passaram a figurar nas campanhas de renomadas marcas.
Esperar para ver como será o futuro! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário